___

Uma pequena história dos 25 anos de Aikido na UnB

ler artigo...

 

 

 

 

O nosso Mestre interior – Notas de Nossos Mestres

 

Finalmente temos nossa turma infanto-juvenil, sob a batuta do Luciano Lima Sensei. A turma começou a se consolidar após dois encontros de pais com seus filhos, nos sábados pela manhã, com a participação de todos.


É a terceira geração ocupando os espaços, desde um ano de idade, até 12 anos. Isso ocorre após 25 anos de prática contínua nos espaços da UnB.

 

Observando as crianças em seus movimentos e brincadeiras, é incrível como praticamente não se machucam. Vale o ditado: “são filhos de Deus”. Parece que há algum poder mágico protegendo-os de acidentes.

 

Quando aquietamos a nossa mente, quando ficamos imóveis e em silêncio, podemos encontrar um espaço somente nosso. Assim, encontramos nosso refúgio, um jardim de paz, onde nele encontramos o nosso Mestre. O Mestre de cada um de nós.

 

Ele é aquele que nos ouve, compartilha nossas aflições e, com compaixão, nos ilumina e orienta para que possamos seguir o nosso caminho.

 

No “dojo”, onde as crianças praticam o Aikido, eles constroem confiança e alegria, pois não tem de competir para ser melhor ou vencer, mas aprender que quem ataca sempre perde. O “dojo” é o lugar de construção do caminho, do despertar.

 

Para que possamos desenvolver e aprimorar as nossas vidas, precisamos da presença de alguém que transmita os ensinamentos, por meio dos instrutores.

 

Essa presença é o que chamamos de Mestre. É ele que transmite conhecimento e sabedoria dos movimentos.

 

Para que possamos aproveitar da melhor maneira essa forma de transmissão, precisamos de comprometimento e compromisso com o treinamento.

 

Mas a evolução ocorre com o exercício da reflexão sobre o que está nos sendo transmitido, indiretamente, por todos os praticantes.

 

Talvez o que nos faz crescer seja esta orientação que vem de dentro de nós, do nosso Mestre interior.


Nelson Takayanagi – Brasília, 12 de março de 2014 - AIZENKAI



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aizenkai.