Balançar o ombro é melhor, use a sinergia e o efeito multiplicador – Nota de nossos mestres

 

Essas palavras misteriosas foram ditas pelo Shikanai Sensei na sua observação às avaliações de Aikido Infanto-juvenil e adultas, no dia 18 de novembro de 2017.

Tentando entender seu significado, e de forma sintética, Sinergia é uma palavra que vem do grego (synergía) que significa cooperação e trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa e poder atingir seu êxito no final.

Quando se pratica o Aikido e, por exemplo, o movimento a ser praticado é uma segurada de “katate tori”, onde o tori segura uma das mãos do uke, para se ter êxito, está-se valendo da sinergia.

É uma ação em que vários órgãos e músculos se movem, incluindo a necessidade de ser firme, mas manter o corpo relaxado, a mente e o espírito tranquilos.

Todo esse conjunto que compõe a pessoa permite realizar o movimento, dentro de um efeito multiplicador. Não se usa somente a força dos braços ou das mãos, mas é a soma do todo que busca atingir o objetivo.

Talvez o grande desafio seja o de conhecer a si mesmo, bem como cada parte do corpo, e poder somar a energia gerada com o movimento dos quadris, dos braços, mãos, dedos, pernas, pés, entre outros.

Tudo isso deve ser feito em sincronia e, ainda, buscando o momento certo, a distância correta e o objetivo a ser alcançado.

Além disso, deve-se considerar que o treino dentro do tatame busca ser agradável, harmonioso e, especialmente, contar com a boa vontade de ambos, do uke e do tori, no estudo e desenvolvimento da arte.

É tudo muito complexo, se for analisar cada segmento do nosso corpo que é solicitado, mas a formação natural, holística, que vemos especialmente nas crianças, é solução para uma adequada execução.

Shikanai Sensei citou o provérbio de que: “ a necessidade é a mãe da invenção”, para poder perceber onde é que se deve buscar a beleza e a harmonia do movimento.

Com a prática constante, dedicação e o comprometimento em aprender, o resultado são formas elegantes e que parecem tão simples e fáceis de executar, que fazem desta arte um momento especial.

Movimentos de ombros de forma incrível com efeitos surpreendentes também podem ser apreciados nas performances de Nishida Sensei.

 


Nelson Takayanagi - AIZENKAI - dezembro de 2017

 

 

 

 

 

Aizenkai.