Homenagem pela passagem de Ono Sensei

 


Após pequeno treino individual com bastão em memória da passagem de Ono Sensei, vem à mente o encontro que participamos há mais de trinta anos e, recentemente, em São Paulo, juntamente com Shikanai Sensei, quando Ono Sensei chegava aos seus 90 anos.


O primeiro contato que tive sobre Ono Sensei veio de um aluno seu, Clóvis Melo, falecido, quase 40 anos atrás.


Subíamos junto até o sexto andar no dojo do Rio de Janeiro, e ele me contava passagens dos ensinamentos do Ono Sensei, demonstrando imensa admiração e a percepção paranormal dele.


O treino que o professor Clovis Melo ministrava no bairro de Jardim Botânico centrava em muito aquecimento, alongamento e movimentos vigorosos, ficando claro quem foi seu mestre.


Ainda lembramos dos movimentos complexos e da energia sobrenatural que Ono Sensei executava com elegância, harmonia e imensa facilidade. São ensinamentos que se levam por toda a vida.


Anteontem, 20 de novembro, pensamentos e recordações vieram à mente e hoje, recebemos a notícia do seu falecimento.


No Japão, comemora-se o dia do falecimento, como ocorre com o fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, em 28 de abril, onde o ser humano se liberta da condição terrestre para uma nova vida, livre da condição de sofrimento, conforme o ensinamento do budismo.


Estamos em oração para que seus ensinamentos continuem se propagando e que, iluminado, ele nos oriente aqui na terra para continuar a missão de ensinar a paz e a boa vontade para toda a humanidade.

 

 

 

Brasília, 22 de novembro de 2020.

Nelson Takayanagi - Aizenkai.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aizenkai.