Jodo

 

O Jodo é uma arte marcial japonesa que utiliza o bastão (jo). Com 400 anos de tradição, foi desenvolvida para defender e contra atacar a espada.

Conta uma lenda que o espadachim Muso Gonnosuke desafiou o grande espadachim Miyamoto Musashi. Nesse combate, ele foi derrotado por Musashi, que lhe poupou a vida. Desolado, Muso Gonnosuke restirou-se para as montanhas em meditação. À partir de uma visão recebida em sonhos, desenvolveu as técnicas do jo (bastão curto).

Devido à sua característica física (1,28 cm de comprimento e cerca de 2,6 cm de diâmetro), o jo permite um manuseio fácil e uma grande variação de movimentos contra os ataques da espada, podendo estocar como a lança, dar pancada como a espada e ser arremessado como uma foice, sem que, necessariamente, provoque a morte do adversário.


No começo do século XX, Shimizu Takaji-sensei mudou o nome de Jojutsu para Jodo, desenvolvendo os 12 kihon (movimentos básicos). Shimizu Takaji foi o fundador da Federação Internacional de Jodo (International Jodo Federation - IJF) e o responsável pela divulgação do Jodo fora do Japão


Sensei Tsuneo Nishioka

O Jodo hoje faz parte do treinamento da Polícia Metropolitana e do Corpo de Bombeiros do Japão.

Tsuneo Nishioka-sensei, o Mestre da Arte, recebeu este título direto de Shimizu Takaji. Nishioka-sensei é o Supervisor Técnico da IJF, leciona arte no Japão e tem alunos em várias partes do mundo. No Brasil, seu aluno direto é o professor Ichitami Shikanai.

Fonte:
Website Nakatani Dojo Belo Horizonte

Aizenkai.